quinta-feira, 26 de abril de 2012

AGITAÇÃO/IATE/UNIT: 2012 COMEÇOU MUITO BEM

Estamos no final de abril. E nada melhor para começarmos um novo e corrido mês do que uma análise do que aconteceu neste início de temporada. Foram quatro competições, muitos treinos, novos amigos e ótimos resultados.
Começamos nossa temporada em março, com o Campeonato Sergipano de Natação, na piscina do Salesiano. A Agitação venceu todas as categorias, do mirim ao sênior. Apresentamos alguns atletas novos, que nunca tinham participado de campeonatos oficiais, e todos se saíram muito bem, vencendo, inclusive, suas provas.
Agitação/Iate/Unit: equipe campeã do Tudão
No Campeonato Sergipano tivemos diversos recordes de competição quebrados e um da categoria infantil, com Sarah Marques. Os dois melhores índices técnicos da competição foram da Agitação/Iate/Unit: no masculino, Uitan Alves e no feminino, Sarah Marques. Esta competição também marcou a entrada de alguns atletas infantis no grupo que participará do Brasileiro Infantil, que acontecerá em Aracaju, no final de junho.
Sarah e Uitan: melhores índices técnicos do Tudão
Em abril, tivemos duas competições super importantes e aguardadas por todos. Atletas, pais, professores, concorrentes (risos), todos querendo saber como nossos atletas estavam, como seria seus tempos, quem pegaria mais índices para o brasileiro, como estava o desempenho de atletas de outros estados. Faria alguma diferença treinar apenas um mês na piscina de 50 metros? Todos estes questionamentos e sabendo que um mês é muito pouco para fazer alguma diferença, queríamos ver os resultados. Resultados de um trabalho organizado, planejado e executado de forma profissional e competente de nossos professores.
A primeira demonstração foi no Nordestinho de Natação, das categorias mirim e petiz, realizado em Valença/BA. A Agitação/Iate/Unit foi representada por 15 atletas, que deram um show de garra, vontade e determinação, trazendo para nossa cidade 38 medalhas. As provas foram bastante disputadas, e os tempos dos nossos pequenos atletas foram maravilhosos. Podemos destacar entre as provas mais emocionantes o revezamento livre do petiz 2 feminino, composto por Carolzinha, Sanny, Mariana Sprakel e Rayssa. Em uma disputa acirrada com a forte equipe do CEPE/Salesiano da Bahia, as quatro nadaram muito bem, deram o melhor de si, e em uma chegada emocionante a nossa equipe saiu vencedora. Ao final da competição a Agitação/Iate/Unit sagrou-se 3° lugar geral do evento, ficando apenas 20 pontos atrás do 2° colocado. Esta competição serviu de preparação para o Campeonato Norte/Nordeste que acontece em Belém/PA, no mês de maio, e que com certeza nossos atletas irão mais uma vez brilhar.
Atletas da equipe e o revezamento petiz
A segunda competição foi também o Nordeste, só que desta vez das categorias infantil, juvenil, júnior e sênior, na cidade de Maceió/AL. A Agitação/Iate/Unit esteve representada por 17 atletas que fizeram valer o nosso lema de 2012 a cada medalha conquistada, com excelentes resultados: “sozinhos somos fortes, juntos somos imbatíveis”.
Nesta competição a nossa cobrança era maior ainda, pois tínhamos que vencer não apenas uma prova ou abaixar os tempos, mas colocar mais atletas nos brasileiros do 1° semestre. Alguns conquistaram este índice e já estão dentro do brasileiro. Outros chegaram muito perto e mesmo abaixando o tempo de forma maravilhosa ficaram com a sensação de “quase” na cabeça. Vale a pena fazer aqui um comentário: há algum tempo atrás, não muito distante, dois anos mais ou menos, tínhamos poucos atletas com índice para participar dos brasileiros de categoria. Sabíamos exatamente quantos eram, e a meta era abaixar os tempos, mesmo que poucos centésimos, e isso já nos deixava satisfeitos com os resultados. Hoje, graças a um trabalho sério, planejado, e que para uns e outros, que não fazem parte do nosso grupo e que gostam de falar que nós só pensamos em “brincar, comemorar e fazer oba-oba, e que nossos atletas treinam pouco, e que nossos treinos são fracos, etc.etc.”, Pois deixa falar! Enquanto eles perdem tempo falando, a gente segue trabalhando e mostrando resultados. E contra resultados não há argumentos. Hoje temos mais de 15 atletas com índice para brasileiro e outros cinco que estão quase lá, a poucos centésimos de alcançar. Percebi nessa competição que baixar tempo não é mais uma meta. A meta dos atletas neste momento é atingir o tempo que eles querem, o tempo que eles focam. Praticamente todos os atletas melhoraram suas marcas, e olha que eram baixas.
Tivemos várias provas emocionantes, mas de novo vou citar a que para mim foi sem dúvida a mais empolgante e há algum tempo não sentia essa “coisinha que mexe com a gente, que faz suar, que faz o coração acelerar”. E mais uma vez o revezamento composto pelo famoso “quarteto fantástico”, da época do petiz, que nos deu muitas alegrias com suas conquistas em todos os Kakos Caminha que passaram. Aliás, acho que estou devendo um sorvete do Mac, apostado com as quatro nadadoras em um destes Kakos que participamos, não? Mas na prova do 4x50m medley, velha disputa com o Sport do Recife, Vyctória no costas, Vivian no peito, Viviane no Borba e Sarah no crawl. Que reve foi aquele heim??? Emocionante até a última braçada! Com direito ao primeiro recorde nordeste de revezamento de uma equipe da Agitação.
Quarteto fantástico
Outro destaque do nordeste foi a atleta Vivian Santos, que nadou os 50m peito perfeitamente e com 35”34 estabeleceu uma nova marca absoluta sergipana para a prova. O recorde anterior era de 2007, da atleta Heline Góis. Com este tempo, Vivian foi a atleta com melhor índice técnico da categoria infantil 2, na competição e conseguiu índice para participar de dois importantes campeonatos absolutos brasileiros: o Troféu Maria Lenk e o Troféu José Finkel.
Vivian: recorde dos 50m peito e melhor índice técnico
Sarah Marques foi a atleta mais eficiente da Agitação, conquistando quatro medalhas de ouro individuais, com direito a dois recordes de campeonato. A atleta que voltou de Maceió (AL) no domingo, viajou junto com o professor Mateus na segunda-feira, para o Rio de Janeiro (RJ), onde foi participar do campeonato mais importante do Brasil, o Troféu Maria Lenk. Sarah foi a segunda atleta da Agitação a participar deste campeonato, cujo o índice que possibilita a participação é muito forte e difícil de ser alcançado. A primeira atleta da Agitação que participou desta competição foi Heline Góis, na prova de 50m peito.
Sarah: mais eficiente no Sérgio Silva e na prova do Troféu Maria Lenk
Sarah mais uma vez mostrou sua capacidade, mesmo sendo atleta mais nova do Troféu Maria Lenk. Não se intimidou com o alto nível do evento e nadando ao lado das maiores feras da natação, marcou o tempo de 27”49, melhorando sua marca e estabelecendo um novo recorde sergipano absoluto para esta prova.
Abril está terminando. Mas as competições não param. Em maio, teremos várias: Troféu Kako Caminha, Troféu Milton Medeiros, Copa Sergipe, Jogos Escolares TV Sergipe, Circuito CVC de Natação Escolar..
Continuaremos com nosso trabalho, que sem dúvida nenhuma vem dando muito certo! Sempre pensando em como melhorar o que estamos fazendo, sabemos que as dificuldades são muitas, mas após encerrarmos este primeiro ciclo de competições, ficamos mais empolgados e confiantes de que estamos no caminho certo.
Obrigado a todos os pais pelo apoio que sempre vem nos dando!
E lembrem-se: “sozinhos somos fortes, juntos somos imbatíveis”.
Abraço,
Walter Thiessen

Nenhum comentário:

Postar um comentário